Best e Você, Parceria de Primeira!

O tipo de empreendimento determina o equipamento

Postado por Best Sistemas sexta-feira, 10 de junho de 2011 0 comentários


Quem pensa na segurança de sua casa ou empresa acaba caindo em dois ou três procedimentos básicos. 

Entre os itens mais procurados estão os alarmes e o circuito interno de câmeras. Pesquisa do IBGE aponta que três a cada cinco domicílios brasileiros têm ao menos um dispositivo de segurança como alarme, câmeras, interfone, grades nas janelas e cerca elétrica, entre outros. Mas, em questões de segurança, isso não é tudo.
 
Especialistas dizem que investimento em segurança deve levar em conta o tipo do empreendimento. Edifícios comerciais, shopping centers, condomínios residenciais, hospitais e hotéis têm características e necessidades próprias que não podem ser ignoradas. E não se pode esquecer que segurança visa a integridade não só das instalações e equipamentos como de dados e informações e, acima de tudo, da integridade das pessoas. Neste caso, a tecnologia é uma grande aliada.
 
Há requisitos específicos para cada tipo de local. Condomínios demandam controles de acesso, circuitos fechados de TV, monitoramento, porteiros de confiança. Os hospitais precisam proteger equipamentos valiosos em um ambiente complexo. Hotéis devem proteger seus hóspedes sem tolher seu movimento no prédio. Shoppings e supermercados precisam de equipamentos que reduzam a chance de furto. Estádios, cinemas e centros de convenções querem controle sobre os frequentadores. Em janeiro último, a Soccerex, feira no Rio de Janeiro, mostrou uma catraca com câmera de alta definição, para registro de rostos de torcedores em estádios de futebol. Basta aproximar o ingresso do leitor de acesso.
 
Desde 1980, os controles de acesso evoluíram das características com cartão magnético para os sofisticados sistemas de identificação biométrica. O controle por leitura digital foi o que mais se adaptou às necessidades do mercado brasileiro, contra os modelos que usam reconhecimento de íris e da face. No Rio, a Polícia Militar iniciou testes com um programa do FBI que pode ser usado na Copa de 2014, na Olimpíada de 2016 e no Sambódromo. O chefe do Centro de Comunicações e Informática da PM-RJ, major Fábio Cajueiro, explicou que a ferramenta americana é um centro de comando virtual que possibilita o compartilhamento das informações entre a Polícia Militar, Civil e a Guarda Municipal.
 
(Revista Exame/SP – Abri. 11 pág 108) 
 
 

Câmeras inteligentes vão alertar sobre incidentes no Túnel Rebouças

Postado por Best Sistemas quinta-feira, 9 de junho de 2011 0 comentários


Segundo prefeitura, este é o 1º túnel urbano do país a receber o sistema.
Previsão é de que câmeras comecem a funcionar no mês de julho.



A CET-Rio começou a instalar câmeras inteligentes no Túnel Rebouças, principal ligação entre as zonas Sul e Norte do Rio. As câmeras, que começaram a ser instaladas na quarta-feira (8), vão aletar o Centro de Operações Rio no caso de qualquer ocorrência anormal dentro do túnel, como acidentes, carros enguiçados, fumaça etc. 


De acordo com a Secretaria municipal de Transportes (SMTR), o Rebouças é o primeiro túnel urbano do país a receber o sistema de detecção automática de incidentes. Cerca de sessenta câmeras serão instaladas nos dois sentidos do túnel e a previsão é de que o sistema comece a funcionar no mês de julho (Foto: Divulgação/ SMTR


Condomínios assaltados, empresas invadidas, indústrias furtadas. É certo que, atualmente, aumentou a insegurança. O Observatório de Segurança Pública da Universidade Estadual Paulista (UNESP) aponta que na ultima década, a questão da tornou-se problema fundamental e um dos principais desafios ao estado de direito no Brasil.

Entre esses desafios, estão o aumento da taxa de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança nos grandes centros urbanos, as dificuldades de administração da justiça criminal. Contra todos esses problemas, os meios de prevenção, em especial os eletrônicos, ultimamente, acompanharam esse crescimento.
 
Os condomínios já adotam práticas de segurança e já não há mais reclamações por eventuais desconfortos. Nos shopping centers, têm sido adotadas medidas e equipamentos que beneficiam lojistas, visitantes e o próprio empreendimento. Esses exemplos repetem-se em aeroportos, bancos e edifícios comerciais.
 
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 78% das pessoas se sentem em casa, 67% em seu bairro e 52% na cidade.
 
Isso se deve, em grande medida, aos novos equipamentos eletrônicos de segurança. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas e Sistemas Eletrônicos (Abese), o setor de segurança cresceu em tomo de 13% nos últimos dez anos.
 
Esse mercado também sofisticou-se como poucos podem imaginar. A Prosegur, por exemplo, forte na área de transporte de valores, oferece também serviços de integração de sistemas de segurança, para detectar incidências e informar os agentes no menor tempo possível. A tecnologia da empresa pode juntar circuitos fechados de TV, controle de acessos, sensores, portas mecânicas e proteção de caixas-fortes, além de câmeras de segurança.
 
Com presença no Brasil, a israelense Nice lançou o Situator, um sistema completo para análise de imagens de câmeras de segurança que faz mais do que armazenar vídeo. É possível analisar imagens e determinar, por exemplo, se há quebras de segurança- como falta de crachá entre as pessoas filmadas. É possível, também, verificar pessoas em uma multidão em busca de comportamento fora do padrão. O sistema integra câmeras digais e analógicas e controle de acesso, de diferentes fabricantes, em uma central que determina ações.
 
Outra empresa, a Gocil, tem um sistema que permite aos gestores e analistas de segurança controlar câmeras de vigilância por meio de smartphones. A mesma companhia oferece soluções como o Botão de Pânico Portátil, alarme móvel que acompanha a pessoa e funciona como um SOS. Acionado recentemente por uma executiva do setor bancário, o sistema acompanhou a posição online dela e até chegou a ouvir o que ocorria durante o sequestro relâmpago. O desfecho foi positivo.

VAULT implementa a quarta torre de segurança blindada no RJ

Postado por Best Sistemas quarta-feira, 8 de junho de 2011 0 comentários

Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, a VAULT, empresa especializada em Blindagem Arquitetônica e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarme),implementou mais duas torres de observação blindadas para a Polícia Militar, no Rio de Janeiro: no dia 30 de maio, a instalação foi realizada no Elevado da Perimetral, em frente a Bolsa de Valores.
A outra torre foi implantada no dia 03 de junho, na Avenida Brasil, no Trevo das Margaridas. Ambas têm cerca de 6 metros de altura e são compostas de aço e vidro blindados com proteção Nível III, resistente a tiros de fuzil AR-15 ou AK-47.
Outras duas torres de segurança já foram instaladas na cidade pela VAULT. A primeira, em março deste ano, na Praça Cristiano Ottoni, no Morro do Chaves. Já a segunda foi implantada em abril, na Av. Brasil, próxima à entrada da cidade. Ao todo, serão 15 torres blindadas instaladas em locais como Linha Amarela, Av. Das Américas, entre outros pontos estratégicos da cidade que demandam uma maior proteção.

“O Estado do Rio de Janeiro tem demonstrado preocupação com investimento em segurança e infraestrutura, especialmente com a aproximação dos eventos esportivos no Brasil (Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos em 2016). Ambos já estão sinalizando excelentes oportunidades de negócios com a demanda do reforço na segurança e as torres são uma garantia a mais de tranquilidade tanto para os policiais, que ganham segurança e maior visibilidade, como para os cariocas e os cerca de 1, 2 milhão de turistas estrangeiros que virão assistir aos jogos”, afirma Cristiano Vargas, diretor da VAULT.


De acordo com dados, o setor é um dos mais avançados na transição da tecnologia analógica para a digital no País.

O mercado de segurança no Brasil é um dos mais avançados na transição de tecnologia analógica para a digital, segundo relatório de análise divulgado pela empresa IMS Research. De acordo com os números apresentados pela companhia, o setor de câmeras de segurança analógicas terá uma taxa composta de crescimento anual de apenas 1,3% entre 2009 e 2014 na América Latina. Por outro lado, a previsão é que o mercado de câmeras de segurança em rede tenha uma taxa composta de crescimento anual de 39,2% no mesmo período.

De acordo com o estudo, o mercado de câmeras IP rende US$ 2,5 bilhões, em escala global atualmente. Até o ano de 1996, todas as câmeras de vigilância fabricadas seguiam a linha analógica e eram incapazes de enviar vídeos pela internet. Com a criação da câmera IP, as imagens passaram a ser digitais, podendo ser visualizadas em qualquer lugar do mundo e com recursos de inteligência mais avançados.  

Dispositivo é lançado ao ar por uma base pneumática, e possui sensores que garantem o retorno seguro ao ponto de origem.




Desenvolvida pelos designers Siddharth Kambe e Dipti Hanako Kambe, a Skyros é uma câmera aérea conceitual que aplica conceitos bastante semelhantes ao de um bumerangue. Após ser lançado ao ar, o dispositivo utiliza pequenos rotores que, além de aumentar sua estabilidade, garantem um retorno seguro ao ponto de origem.
O objetivo da câmera é permitir a realização de fotografias a partir de pontos de vista únicos, sem a necessidade de usar helicópteros ou aviões para realizar a tarefa. O dispositivo é lançado a alturas de até 36 metros por uma base pneumática e, conforme cai lentamente em direção ao chão, captura diversas imagens de forma totalmente automática.

Resultados imediatos


Para conferir o resultado obtido, basta ao usuário conectar o aparelho novamente à base. Além dos rotores que garantem a estabilidade da câmera no ar, a Skyros também vem equipada com um sensor capaz de detectar o local onde a base se localiza e realizar pequenas correções de rota para que o dispositivo volte ao ponto de origem.


Até o momento, a novidade não passa de um conceito que sequer saiu do papel, sem perspectivas de fabricação. Mesmo assim, não seria de se estranhar se, em um futuro próximo, alguma companhia responsável pela produção de câmeras digitais se interessasse por essa ideia no mínimo inusitada.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/10609-skyros-camera-planadora-que-retorna-ao-usuario.htm#ixzz1OgjMNwUY


Além do videomonitoramento, medidas de segurança incluirão troca da iluminação dos bairros e presença constante da Polícia Militar em locais estratégicos.


O conselho municipal de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, realizou uma discussão no último dia 27 de abril sobre a manifestação da população a respeito da falta de segurança na cidade. De acordo com o presidente do conselho, Edu Pacoski, uma das medidas tomadas pela prefeitura será a instalação de câmeras de vigilância em pontos estratégicos do município.

De acordo com Pacoski, a implantação do sistema de videomonitoramento, realizada em até 45 dias, será baseada na avaliação do conselho de segurança sobre os pontos que irão receber os equipamentos. Além da instalação das câmeras de monitoramento, o poder público pretende investir em outras medidas para diminuir a ação de usuários de drogas em bairros do município, tais como: poda e corte de árvores, que servem
de esconderijo para os traficantes, iluminação mais adequada, com a instalação de super-postes, além de uma presença mais constante da Polícia Militar no local.
 
 


O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), um dos serviços disponibilizados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), informa que registrou quase 91 mil notificações de segurança no primeiro trimestre de 2011, o dobro em relação ao trimestre anterior e três vezes o número de relatos recebidos no mesmo período de 2010.


Os dados são obtidos por meio das informações enviadas por administradores de redes e usuários de Internet.As notificações relacionadas a tentativas de fraude apresentaram crescimento de 45,8% em relação ao trimestre anterior e de 23,6% sobre o mesmo período de 2010.Houve aumento de 73,4% no número de notificações de páginas falsas de bancos e de sites de comércio eletrônico (phishing clássico) em relação ao quarto trimestre de 2010 e de 134,4% em relação ao mesmo período de 2010. O phishing clássico já representa metade das notificações dessa categoria.As notificações sobre cavalos de Tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, que representam 45,5% das notificações de tentativas de fraude, cresceram 21,1% em relação ao quarto trimestre de 2010, mas reduziram 19,8% em relação aos três primeiros meses do último ano.

Ataques a servidores Web
Nesta categoria, as notificações cresceram 10% em relação ao trimestre anterior e 68,6% em relação ao início de 2010. Os atacantes exploram as vulnerabilidades em aplicações Web para, então, hospedar nesses sites páginas falsas de instituições financeiras, cavalos de Tróia, ferramentas utilizadas em ataques a outros servidores Web e scripts para envio de spam ou scam.
Varreduras e propagação de códigos maliciosos
As notificações referentes a varreduras reduziram 7,4% em relação ao último trimestre, mas aumentaram 141,1% em relação aos primeiros meses de 2010. Já as notificações de varreduras SMTP (25/tcp) continuam em destaque, atingindo 38,6% do total contra 24% no trimestre anterior. As reclamações em sua maior parte foram referentes a computadores brasileiros, conectados via banda larga, que tentaram identificar relays abertos fora do Brasil, com intuito de enviar spam posteriormente.Os serviços que podem sofrer ataques de força bruta, como SSH (22/tcp) e TELNET (23/tcp), ainda são muito visados, correspondendo a 17,4% e 3,4% das notificações, respectivamente.As notificações de atividades relacionadas com a propagação de worms totalizaram pouco mais de três mil, correspondendo a um decréscimo de 16,5% em relação ao trimestre anterior e de 47% em relação ao mesmo período de 2010.

Outros incidentes reportados
No primeiro trimestre de 2011 recebemos mais de 49 mil notificações que se enquadram na categoria "outros", correspondendo a um aumento de cerca de 70 vezes em relação ao quarto trimestre de 2010 e de mais de 25 vezes em relação ao primeiro trimestre de 2010. O crescimento desta categoria, que teve grande peso no crescimento total deste trimestre, se deve ao acréscimo no número de notificações de máquinas brasileiras, potencialmente infectadas, tentando acessar arquivos de configuração de códigos maliciosos.